HOUSES-OF-EMPATHY logo-BRANCO-01

Houses of Empathy

AÇÃO

1

Team Building

2

Comunicação

3

Resolução de Problemas

4

Emoções

5

Auto-Estima

6

Empatia

7

A Casa

Team Building

Pretende promover a cooperação e o trabalho em equipa. O grande objetivo trabalhar a coesão e o sentimento de pertença a um grupo, onde se perceba a importância que cada elemento detém para o mesmo.

Em construção

Em breve serão disponibilizados vídeos e outros documentos de suporte para que fique a conhecer em detalhe todas as atividades que preparámos para promover a cooperação e o espírito de equipa entre os jovens com quem construímos "Casas de Empatia".


Comunicação

Da comunicação verbal à não-verbal, espera-se que o grupo compreenda a importância de comunicar e quais os fatores que podem atuar como facilitadores ou entraves a este processo. O principal foco passa por treinar estratégias de comunicar de forma assertiva, compreendo as vantagens que este estilo de comunicação traz às relações interpessoais.

Em construção

Em breve serão disponibilizados vídeos e outros documentos de suporte para que fique a conhecer em detalhe todas as atividades que preparámos para trabalhar as questões da comunicação e promover o uso de um estilo de comunicação assertivo entre os jovens com quem construímos "Casas de Empatia".


Resolução de Problemas

Perceber como reagir perante uma situação-problema é o ponto de partida desta unidade. Pretende-se, através da apresentação de diversos desafios, que o grupo desenvolva competências de resolução de problemas. O objetivo é que, posteriormente, os jovens consigam transferir estas estratégias para os problemas que enfrentam no seu quotidiano.

Em construção

Em breve serão disponibilizados vídeos e outros documentos de suporte para que fique a conhecer em detalhe todas as atividades que selecionámos para desenvolver estratégias de resolução de problemas com os jovens com quem construímos "Casas de Empatia".


Emoções

Reconhecer, compreender e gerir as diferentes emoções é essencial para a adaptação e integração de todos os indivíduos. Nesta unidade, focamo-nos na expressão emocional, procurando que os jovens reflitam sobre as suas emoções e desenvolvam estratégias para lidar com as mesmas no seu dia-a-dia.

Em construção

Em breve serão disponibilizados vídeos e outros documentos de suporte para que fique a conhecer em detalhe todas as atividades propostas com vista a uma expressão e gestão emocional saudável e adaptativa por parte dos jovens com quem construímos "Casas de Empatia".


Auto-Estima

Acreditamos que todas as pessoas são Especiais e Únicas. O desafio desta unidade é possibilitar que cada elemento do grupo perceba o que o torna especial, e que experiencie o reconhecimento das suas características positivas por parte dos restantes elementos do grupo. Aqui, o foco passa também por refletir acerca do impacto que temos no “outro” e como podemos escolher que este seja positivo ou negativo.

Em construção

Em breve serão disponibilizados vídeos e outros documentos de suporte para que fique a conhecer em detalhe todas as atividades que preparámos para promover a auto-estima e auto-eficácia dos jovens com quem construímos "Casas de Empatia".


Empatia

Chegou a hora de nos conseguirmos colocar no lugar do outro. Com recurso a técnicas de role-play pretende-se que o grupo consiga refletir acerca da problemática do bullying e do seu papel na dinâmica do seu grupo.

Em construção

Em breve serão disponibilizados vídeos e outros documentos de suporte para que fique a conhecer em detalhe todas as atividades que preparámos para contrariar comportamentos de  bullying, promovendo relações empáticas, entre os jovens com quem construímos "Casas de Empatia".


A Casa

Sessão a sessão, competência a comopetência a nossa casa começa a ganhar forma. Os conteúdos e reflexão desenvolvidos em cada unidade resultarão em novos contributos para a "Casa da Empatia".

Terminada a implementação do programa e deste projeto de construção, a Casa estará terminada e cheia de empatia!

Em construção

Em breve serão disponibilizados vídeos e outros documentos de suporte para que fique a conhecer em detalhe todos os desafios apresentados aos jovens no final de cada unidade para que a Casa da Empatia comece a ganhar forma.